19° Congresso Brasileiro de Direito Internacional acontecerá entre os dias 25 a 28 de agosto de 2021, de forma remota
O Congresso Brasileiro de Direito Internacional (CBDI) é realizado ininterruptamente durante os últimos 19 anos, sempre sob os auspícios das mais importantes instituições de pesquisa e ensino superior do Brasil. A cada ano, o evento é realizado em um Estado, tendo passado por Paraná (Curitiba e Foz do Iguaçu), São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande
do Sul, Santa Catarina, e Paraíba em 2019. No ano de 2020, o evento foi realizado online em um grande desafio para os organizadores face a pandemia, e, agora em 2021, será realizado no Mato Grosso do Sul. O evento é o mais importante e expressivo na área de Direito Internacional no Brasil e um dos maiores eventos no campo do Direito do mundo.
No Congresso, expõem os mais importantes internacionalistas do Brasil, autoridades diplomáticas, professores nacionais e estrangeiros, pesquisadores e jovens estudantes, tendo formado mais de uma geração de brilhantes internacionalistas no país, com impactos na formação doutrinária internacional.
O professor adjunto do curso de Direito da UFMS e coordenador da Liga Acadêmica de Direito Internacional dos Refugiados (FADIR- UFMS) Cesar Augusto Silva, faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Direito Internacional, que organiza o evento. Onde realiza pesquisas relacionadas ao direito internacional dos refugiados há 15 anos, palestrando no evento sobre o tema.
Segundo Cesar o CBDI é o mais tradicional e antigo Congresso de Direito Internacional no país. O evento, que quando era presencial reunia toda a comunidade jurídica brasileira que pesquisa direito internacional, agora que se tornou virtual, possibilitando a participação de vários professores e pesquisadores estrangeiros: dos Estados Unidos, Europa, África e Ásia.
Direcionado a todos estudantes e profissionais do direito que lidam com o tema Direito Internacional, o evento online é coordenado pelo professor Professor Wagner Menezes (USP). E contará com a presença de representantes dos 5 continentes, como foi na 18ª edição, com palestras e participação de toda a comunidade jurídica de pesquisadores em direito Internacional. O tema central deste ano é Direito Internacional e Pluralismo, considerado que, nos últimos anos, o Direito Internacional passou a regular novos espaços de relações sociais locais, regionais e globais, adotando novas metodologias e diálogos que impactaram em seu conteúdo normativo e sistêmico em um pluralismo que traz um adensamento jurídico normativo maior ao Direito Internacional.
Aos interessados:
Qualquer estudante de direito, relações internacionais, e de cursos interessados podem fazer as inscrições.
As inscrições e demais informações estão abertas no sistema da ABDI até dia 20 de agosto através do link: (https://sistemaabdi.com.br) ou CLIQUE AQUI.