EMAJ/FADIR apresenta resultados de pesquisas por meio de banners e artigos no III ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI
CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, realiza o III ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI de forma virtual, durante os dias 23, 24, 25 e 28 de junho. Onde mestres, mestrandos(as), especialistas, especializandos(as), graduados(as) ou graduandos(as), apresentarão seus trabalhos que foram aprovados por uma comissão especial designada pela Federação Nacional dos Pós-Graduandos em Direito – FEPODI em parceria com o CONPEDI.
Dentre os nomes dos artigos e banners aprovados no III ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI, estão: Aurélio Tomaz Da Silva Briltes, Beatriz Carvalho Lourençoni, Daiane Mattos Bastos, Gabriela Cavalari Maurer, Marco Antonio Moreira Carrasco, Jessica Oliveira Alves, Sarah Jane Barbosa Marçal e Silva, Tanice Harue Medrado Akamine, Tchoya Gardenal Fina Do Nascimento e Venuza de Medeiros Borralho Garcia. Advogados, alunos e professores que integram a equipe do EMAJ – Escritório Modelo de Assistência Jurídica da UFMS, tiveram seus projetos aprovados e relataram a experiência de fazer parte do congresso e a importância dos temas propostos.
Jessica Oliveira Alves, 5° período do curso de Direito – UFMS, apresentou hoje (23) de junho seu projeto junto a Sarah Jane Barbosa Marçal e Silva, orientadas pela professora Tchoya Fina. Optaram pela modalidade de artigo com a escolha da temática “A flexibilização das relações trabalhistas e a ampliação das desigualdades de gênero no mercado informal de trabalho”. Segundo Jessica, esse é um tema que estuda a fundo as barreiras enfrentadas pelas mulheres em meio a crise trabalhista vivenciada em tempos de pandemia, mas que reflete todo um histórico de desigualdade de gênero.
E declara ser um grande privilégio poder participar de um congresso renomado como o CONPEDI, ainda mais com pautas de debates que acredita, que vão além da luta diária das mulheres, de pessoas com deficiências e desigualdades dentro do mercado de trabalho e rede pública de ensino no Brasil. Com essa experiência espera não apenas conseguir agregar valores em sua vida acadêmica e profissional, mas também levar seus aprendizados para outras pessoas, e quem sabe poder contribuir, ao menos um pouco, para um mundo menos desigual, completa Jessica.
Para Sarah Jane Barbosa Marçal e Silva, 7° período do curso de Direito – UFMS, parceira de Jessica. A importância do tema proposto, está relacionado ao grande processo histórico e cultural de lutas e esforços culminados para garantir a igualdade de gênero dentro de uma sociedade patriarcal e machista. Assim, é preciso que continuemos compreendendo que as mulheres ainda passam por desigualdades nesse âmbito, principalmente no mercado informal de trabalho, que inviabiliza os esforços e a questão de gênero somente por ser mulher, realça Sarah.
Para Sarah a pesquisa científica abre a possibilidade de aprender um contexto mais amplo de determinado assunto, acrescentar pontos que não poderiam ser explicados dentro de uma sala de aula, ao buscar respostas para problemas que afetam a relação do homem com o seu meio e contrapor o senso comum ao formular teorias identificando correlações entre causas e efeitos. Sarah completa que tem a esperança de se tornar uma grande pesquisadora para futuramente auxiliar e garantir o avanço jurídico do país.
Participar do CONPEDI é uma oportunidade única, principalmente por considerar que o país não vê a pesquisa científica como algo extremamente importante, relevante e edificante na construção de um ser humano, afirma.
Gabriela Cavalari Maurer, 4º período do curso de Direito – UFMS, contribui para o CONPEDI expondo um banner, com o objetivo de apresentar de forma clara, objetiva e sucinta os resultados completos ou parciais de uma pesquisa. Dispondo como orientador o Professor Aurélio Tomaz da Silva Briltes, professor adjunto da Faculdade de Direito da UFMS. O tema exposto consiste: “O orçamento da previdência social e a eficácia dos direitos sociais. Déficit ou superavit?”. Segundo Gabriela, tal tema é de grande relevância, pois é necessário compreender os motivos do déficit no orçamento da Previdência Social.
Conforme Gabriela, o CONPEDI consiste em uma oportunidade de ensino além da sala de aula, um momento significativo da graduação, porque pode compartilhar um trabalho que desenvolveu, com a assistência do orientador, a comunidade acadêmica, profissionais da área e com público em geral que possui interesse no tema exposto.
Marco Antonio Moreira Carrasco, 10º período do curso de Direito – UFMS, colabora para o CONPEDI expondo um banner, com o tema: “Perspectivas e projeções de eficácia e acesso à justiça social por meio da possibilidade jurídica da ação civil pública em matéria previdenciária e assistencial”. Dispondo como orientador o Professor Aurélio Tomaz da Silva Briltes.
Marco frisa a importância do tema abordado já que o problema enfrentado pela pesquisa refere-se às árduas críticas ao enquadramento do Direito Previdenciário como objeto de Ação Civil Pública, sob a alegação de que não seriam preenchidos os requisitos para tal procedimento, mesmo após a Lei 8.078/90, alterar o art. 21 da Lei.347/85, ampliando o alcance da Ação Civil Pública e das Ações Coletivas para abrangerem a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. Com o objetivo de demonstrar a importância social como um instrumento processual de efetivação da proteção constitucional previdenciária, destaca.
Segundo Marco, participar do CONPEDI é uma experiência gratificante e inspiradora, pois além de impulsionar a pesquisa e o conhecimento, é uma oportunidade para aprender mais e lapidar a vida acadêmica, conclui.
O coordenador do EMAJ/FADIR – UFMS, Aurélio Briltes, enfatiza que o CONPEDI realiza Encontros e Congressos nacionais que oferecem visibilidade à produção científica em Direito. Através de eventos como esse, já oportunizou a publicação de milhares de artigos jurídicos e apresentações de posters produzidos por pesquisadores brasileiros acerca das mais diversas temáticas.
O CONPEDI é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos, que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. E tem como objetivo, apoiar os Programas de Pós-Graduação nas instituições brasileiras de ensino. Sendo também colaborador com a definição de políticas para a formação de pessoal docente e discente da área jurídica, por meio de temas de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito junto às autoridades educacionais, defendendo e promovendo a qualificação do ensino jurídico em todo Brasil.
Agenda de apresentações:
- A FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS E A AMPLIAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO
Tchoya Gardenal Fina Do Nascimento, Jessica Oliveira Alves, Sarah Jane Barbosa Marçal e Silva
GT DIREITO DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO I
- RELAÇÃO DE TRABALHO X RELAÇÃO DE EMPREGO: A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE SUBORDINAÇÃO
Tchoya Gardenal Fina Do Nascimento, Larissa Rabello Lins Sousa
GT DIREITO DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO II
- DESAFIOS NA CONCESSÃO DE AUXÍLIO-ACIDENTE POR SÍNDROME PÓS COVID-19 NO BRASIL
Tanice Harue Medrado Akamine, Tchoya Gardenal Fina Do Nascimento
GT DIREITOS SOCIAIS, SEGURIDADE E PREVIDÊNCIA SOCIAL
BANNERS
Data de apresentação: 24/06/2021 (QUINTA-FEIRA)
Horário de apresentação: das 18hs às 21hs.
GT: DIREITO DO TRABALHO, PROCESSO DO TRABALHO E DIREITOS SOCIAIS, SEGURIDADE E PREVIDÊNCIA SOCIAL II
- O ORÇAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E A EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS. DÉFICIT OU SUPERÁVIT?
Aurelio Tomaz Da Silva Briltes
Gabriela Cavalari Maurer
- PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES DE EFICÁCIA E ACESSO À JUSTIÇA SOCIAL POR MEIO DA POSSIBILIDADE JURÍDICA DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA E ASSISTENCIAL.
Aurelio Tomaz Da Silva Briltes
Marco Antonio Moreira Carrasco
Venuza de Medeiros Borralho Garcia
- A ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO NA GARANTIA DO MÍNIMO EXISTENCIAL: CONCEPÇÕES SOBRE A RENDA MÍNIMA –
Beatriz Carvalho Lourençoni
Daiane Mattos Bastos
ARTIGOS
Data de apresentação: 23/06/2021 (QUARTA-FEIRA)
Horário de apresentação: das 13hs às 17hs.
GT: DIREITO DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO I
- A FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS E A AMPLIAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO
Tchoya Gardenal Fina Do Nascimento
Jessica Oliveira Alves
Sarah Jane Barbosa Marçal e Silva
Data de apresentação: 26/06/2021 (SÁBADO)
Horário de apresentação: das 14hs até às 18hs.
GT: DIREITOS SOCIAIS, SEGURIDADE E PREVIDÊNCIA SOCIAL
- DESAFIOS NA CONCESSÃO DE AUXÍLIO-ACIDENTE POR SÍNDROME PÓS COVID-19 NO BRASIL
Tanice Harue Medrado Akamine
Tchoya Gardenal Fina Do Nascimento
O evento é restrito, apenas às pessoas que se inscreveram podem participar.